sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Publicidade online - as melhores empresas já fazem. E a sua, quando começa?
O aumento dos investimentos em marketing digital é uma tendência, principalmente entre as grandes empresas. Os principais anunciantes online são sites de comércio eletrônico, empresas do mercado financeiro e as grandes montadoras.
A expectativa da IAB (Internet Advertising Bureau) é de crescimento entre 20% e 30% ao ano até 2013. “O caminho natural da publicidade é migrar para o mercado digital. Primeiro porque o público hoje exige um mínimo de interatividade e também porque a internet oferece uma experiência única de multimídia. É bem possível que a publicidade esteja tirando anunciantes de outros meios”, disse Para Castro, diretor geral do Terra e presidente do Conselho Consultivo da IAB Brasil.
Uma consequência dessa expecativa toda é que o Google aumentou espaço para anúncios no Orkut. Também, na última segunda-feira, a multinacional japonesa Ajinomoto anunciou que investirá nada menos que 20% da sua receita publicitária na internet. (fonte: www.emarket.ppg.b).
No geral a imprensa tem falado muito sobre o crescimento dos investimentos e nos resultados alcançado pelas empresas com as ações de publicidade online.
As questões abordadas neste artigo será esclarecer o fundamento para um completo entendimento de como funciona e as possibilidades que existem para avaliar o real impacto destas campanhas.
É essencial entender que uma campanha de Publicidade Online pode ser feita por qualquer empresa, independente do porte e/ou segmento, diferentemente da mídia tradicional, que exige um investimento um alto investimento e sem possibilidade de reavaliação durante o período em que esta ação se desenvolve. E é exatamente esta a grande vantagem da Publicidade Online. As empresas podem definir QUANTO, QUANDO e ONDE vão investir.
Por exemplo os links patrocinados, suas possibilidades são infinitas. Normalmente quando se pensa em campanha de Link Patrocinado a preocupação principal é definir palavras-chave para criar anúncios de texto nos mecanismos de busca, em especial o Google, que no Brasil detém mais de 92% dos resultados das buscas (veja pesquisa). Mas existem diversas outras possibilidades, como, por exemplo, campanha de Link Patrocinado por região, por perfil ou por contexto.
Outra realidade são as mídias sociais, como Twitter e Orkut, deverão crescer mais em receita que os meios de comunicação tradicionais, como a TV e o rádio, diz o pensador alemão Gerd Leonhard, considerado pelo "Wall Street Journal" como um dos mais importantes futurólogos do mundo. Segundo ele, as mídias sociais também alteram o molde original da publicidade: em vez de anúncios estáticos, o conteúdo de games, aplicativos e widgets dão o tema para as propagandas bem-sucedidas. Confira a entrevista na íntegra.
Por região, uma empresa pode definir diversos anúncios regionalizados ou locais, por exemplo. Para cada região será feito um anúncio específico de acordo com as particularidades desta região. Quer um exemplo?
Uma loja de calçados pode criar anúncios com destaque para botas nas regiões Sul e Sudeste e outro tipo de anúncio destacando sandálias para a região Norte e Nordeste, visto que o clima nestas regiões é completamente diferente.
Neste exemplo acima, o número de cliques e principalmente o CTR (Click-through rate, ou Taxa de Clique, em português) será elevado nas duas ações. Com certeza muito superior se o anúncio fosse um só e idêntico para todas as regiões. E a Taxa de Rejeição também será muito pequena.
Então na análise a ser feita da campanha, não devemos nos preocupar com o número de cliques??
Não!!!
Este é um dos erros mais primários que acontecem no momento da análise dos resultados das campanhas de Link Patrocinado. A impressão que existe no mercado é que uma campanha só é boa se tiver muitos cliques. Engano de quem pensa assim. O correto seria analisar se a campanha teve um CTR elevado e uma Taxa de Rejeição baixa. Considero uma Taxa de Rejeição ideal aquela que fica abaixo de 50%. Quanto menor a taxa de rejeição, melhor terá sido o resultado da campanha.
Falando em CTR, qual o % considerado bom?
As pesquisas feitas neste segmento falam em torno de 1 a 2%, mas se as campanhas forem desenvolvidas observando algumas premissas básicas, os resultados serão muitos superiores. Considero um valor em torno de 5% excelente, se os anúncios forem criados de forma planejada e o acompanhamento das campanhas for feito de forma dinâmica.
E aí é que começam os problemas. Normalmente as empresas decidem investir em Link Patrocinado sem que os profissionais envolvidos tenham o conhecimento necessário para administrar uma campanha, nem mesmo o tempo necessário para um acompanhamento dinâmico. E estas duas condições são fundamentais para o sucesso de uma campanha de Link Patrocinado.
Por quê? Porque numa campanha de Link Patrocinado o que foi bom pela manhã pode ter um péssimo resultado à tarde. Uma palavra que num determinado dia gerou bons resultados em outros pode não gerar nenhum resultado. E este acompanhamento precisa ser feito em tempo integral, para que sejam feitas as correções necessárias.
Seguindo a análise dos tipos de campanha de Link Patrocinado temos o anúncio por perfil. Quer mais um exemplo?
Um laboratório que fabrica remédios para menopausa pode desenvolver uma campanha de link Patrocinado focando somente em mulheres acima de 40 anos de idade. Desta forma irá atingir 100% do seu público-alvo. E os resultados serão muito bons. Quer outro exemplo?
Um fabricante de sutiãs para grávidas (conhecido por sutiã de amamentação) pode fazer uma campanha de Link Patrocinado somente para mulheres grávidas. E se for feito regionalizado, pode ainda oferecer vantagens adicionais como frete grátis para determinados estados, entrega em 24 horas para determinadas cidades. Enfim, uma campanha personalizada e totalmente segmentada.
E concluindo os tipos de Publicidade online numa campanha de Link Patrocinado, temos o anúncio por contexto, ou seja, o anúncio será mostrado em sites e blogs que tenham seu conteúdo de acordo com a definição do planejador desta campanha.
E sua empresa está esperando o que para entrar de vez neste mundo digital?
(fonte: imasters.uol.com.br/artigo)
Autor: Paulo Roberto Kendzerski

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